Pastor mostra como vencer pensamentos de medo usando a palavra de Deus

Nenhum comentário
Pastor mostra como vencer pensamentos de medo usando a palavra de Deus

O pastor Joel Engel ensinou em ministração na terça-feira (11) como vencer o medo, que tem levado tantos cristãos a sentimentos depressivos, usando a palavra de Deus. Ele explica que o medo começa nos pensamentos e, por isso, precisamos vigiá-los.

“O medo faz com que a pessoa crie uma imagem na mente dela, tornando isso mais real do que a própria realidade. O medo é gerado através do pensamento”, disse Joel Engel em culto transmitido por seu canal no YouTube.

O pastor usa como exemplo a reação dos apóstolos que, por causa do medo, pensaram que Jesus fosse um fantasma quando O viram andando sobre as águas. “Os pensamentos são virtuais, não são reais. Mas Jesus é real”, destaca.

A filha do pastor Joel Engel, Gabriele, citou ainda um estudo sobre a reação do cérebro humano aos pensamentos. “Estudos dizem que diante de um pensamento ruim ou uma ofensa, você tem 10 segundos para gerenciar o seu pensamento. Se em 10 segundos você não lidar com sua mente, aquilo pode te consumir por dias”, afirma.

“Por isso, fazemos um exercício quando acordamos. Pense em no mínimo dez motivos para agradecer. Quando você substitui o medo pela gratidão, você não dá crédito para aquele pensamento”, aconselha Gabriele Engel.

“A Bíblia diz para trazermos à memória o que pode nos dar esperança. Para cada uma coisa triste, você tem mil coisas boas para agradecer. Vamos dar crédito às coisas boas”, ela acrescenta.

Como evitar que o pensamento de medo seja gerado?

Segundo o pastor Engel, é preciso analisar os pensamentos que têm consumido a nossa mente, pois existem muitos pensamentos mentirosos.

“O medo começa com a dúvida, mas acaba quando chega a fé. Quando você conhece a Deus e entende Seu caráter, você deixa a dúvida e passa para o campo da emuná”, diz ele sobre a palavra hebraica para fé, que significa confiança, firmeza, fidelidade e estabilidade.

Engel também ensina que o pensamento pode ser o principal veículo do medo. “O primeiro impacto que você tem é a emoção, mas se você alimentar essa emoção, ela começa a se tornar um sentimento e fazer parte da sua vida”, alerta Gabriele.

O pastor acrescentou outro alerta, afirmando que o medo pode desencadear sentimentos que levam à depressão. Por isso, ele orienta a analisar quais são as emoções e pensamentos que tem alimentado os sentimentos depressivos e combatê-los com as verdades da Palavra de Deus.

“Não podemos aceitar emoções que nos deixam tristes, com sentimento de abandono ou de desprezo”, orienta. Para isso, ele

Como fazer um filtro na mente, para rejeitar as setas que produzem o medo? O pastor mostra a resposta em Filipenses 4:8, que diz: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.

“Isso chama-se filtro do pensamento”, indica Engel. Por isso, ele encoraja todo cristão a analisar os pensamentos e a ver Deus nas circunstâncias. “Você tem que ver Deus em cada situação, ainda que faça sol ou esteja chovendo. Essa é a verdadeira emuná”.
Fonte: Guiame

Nenhum comentário

Postar um comentário