Pastor ensina a combater maus pensamentos: “Se lembre das promessas de Deus”

Nenhum comentário
Pastor ensina a combater maus pensamentos: “Se lembre das promessas de Deus”

Você se sente sozinho, rejeitado e sem esperança para o futuro? Este sentimento tomou até homens de Deus relatados na Bíblia, como o profeta Jeremias. 

Em culto nesta terça-feira (2), o pastor Joel Engel falou sobre os momentos de crise e a importância de cultivar bons pensamentos.

“Já não sei o que é ter paz e esqueci o que é desfrutar do bem. Então eu disse: ‘Não tenho mais forças. A minha esperança no Senhor acabou.’ Ao ler o versículo de Lamentações 3:17-18, Engel pergunta: você já se sentiu assim?

“Neste tempo, muitas pessoas estão se sentindo assim. Esperança é ter certeza nas promessas de Deus. Mas se essa esperança perece, a pessoa já não tem mais nada”, observa o pastor.

Por confrontar o pecado em suas mensagens, Jeremias não era um profeta muito popular em seu tempo. Por isso, ele lidava constantemente com a solidão e a rejeição. Sua alma passou a ser tomada de tristeza e angústia pelas coisas que se passavam com ele.

Mas em meio à aflição, ele se lembrou de algo: “Minha alma continuamente se lembra disso e se abate dentro de mim. Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” (Lamentações 3:20-23)

Cuide dos seus pensamentos

Por isso, nos momentos de profunda angústia, Engel orienta a mudar os pensamentos e focar na promessa da eternidade, onde não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. “Eu sempre digo: quando o presente está ruim, eu me mudo para o futuro”, afirma.

Jeremias havia sido lançado em um poço sem água, onde havia apenas lama. Mas Engel lembra que pior do que estar preso em um poço, é estar aprisionado por pensamentos distorcidos.

“Muitas pessoas não sabem mais suportar a rejeição e os problemas da vida”, observa o pastor. “Deus estava dizendo a Jeremias: pior do que esse poço são os seus pensamentos.”

Seguindo o conselho de Lamentações, Engel lembra que é preciso trazer à memória o que pode nos dar esperança. Ele também fala sobre a importância de construir memoriais não apenas para si, mas para as pessoas ao redor.

“Traga à memória quem você era e onde você já chegou. Se lembre de onde Deus te tirou e fique feliz com aquilo que Deus te deu”, afirma.

O pastor explica que, muitas vezes, Deus nos permite cair no poço para trabalhar a humildade e dependência Dele em nosso coração. “A pior coisa é ter uma posição soberba. Voltar para onde você começou te leva a abrir mão da soberba”, explica. “Ali naquele poço Jeremias pode se lembrar de todas as vezes que Deus o tirou do poço.”

Fonte: Guiame

Nenhum comentário

Postar um comentário