Brian Houston deixa o cargo de pastor sênior global da Hillsong

Nenhum comentário
Brian Houston deixa o cargo de pastor sênior global da Hillsong

O fundador da Hillsong Church, Brian Houston, anunciou no domingo (30) que está deixando o cargo de pastor sênior global, por meio de um vídeo exibido durante um culto na sede da igreja em Sydney, na Austrália.

Ao lado de sua esposa, Bobbie Houston, Brian disse que estaria tirando uma licença da igreja até o final deste ano, após uma decisão do conselho da Hillsong e do conselho jurídico externo. 

Ele irá se ausentar da liderança da Hillsong enquanto enfrenta processos judiciais que, segundo ele, “provavelmente serão prolongados e ocuparão a maior parte de 2022”.

“Foi uma temporada inesperada, e somos gratos por todos vocês e pela nossa comunidade”, disse Houston no vídeo exibido no final do culto de manhã. “Eu nunca me canso do que me relatam sobre o louvor e os milagres, especialmente aqueles que estão se comprometendo com Jesus.”

A licença de Brian Houston acontece após mais de um ano de problemas enfrentados pela Hillsong, tanto na Austrália como no exterior. Brian já havia deixado o conselho da denominação em setembro de 2021. 

Em agosto do ano passado, Brian, de 67 anos, foi acusado de ocultar um crime grave de seu falecido pai, Frank Houston, também pregador, que abusou sexualmente de um jovem em 1970.

Documentos do tribunal alegam que Brian sabia do abuso de seu pai já em 1999 e “sem desculpa razoável” não divulgou essa informação à polícia. Frank Houston morreu em 2004, aos 82 anos.

Os advogados de Brian têm lutado para declarar o pastor inocente, mas seu julgamento foi adiado várias vezes.

Em sua declaração à igreja no domingo, Brian Houston disse que as alegações foram um “choque”. Ele disse que pretende lutar contra a acusação e esclarecer as coisas e que precisa “estar totalmente comprometido” em lidar com o caso.

Phil e Lucinda Dooley, os principais pastores da Hillsong Church em Cape Town, serão os pastores seniores globais interinos, de acordo com Houston. Sua esposa, Bobbie, permanecerá “totalmente engajada na vida da igreja” e em suas posições de liderança.

Fonte: Guiame

Nenhum comentário

Postar um comentário