Franklin Graham escreve a Putin e Zelensky pedindo cessar-fogo durante a Semana Santa

Nenhum comentário
Franklin Graham escreve a Putin e Zelensky pedindo cessar-fogo durante a Semana Santa

A Samaritan's Purse está ampliando sua ajuda humanitária na Ucrânia, onde planeja abrir um segundo hospital de campanha para atendimentos de emergência neste fim de semana.

Em visita ao país, o pastor Franklin Graham disse que escreveu aos presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, pedindo um cessar-fogo na guerra em observância da Semana Santa, que nas igrejas cristãs acontece no período de 10 a 24 de abril.

Franklin passará dois dias na Ucrânia, onde foi verificar o trabalho que sua organização de ajuda humanitária está fazendo em prol dos refugiados e outras vítimas da guerra. O pastor acredita que sua carta não será atendida por Putin, mas que considerava o pedido pela paz necessário.

“Se eles podem parar de lutar por uma semana ou 10 dias, talvez possam parar de lutar por duas semanas”, disse Graham, falando por telefone de sua casa na Carolina do Norte. “Se eles pararem por duas semanas, talvez possam parar por um mês. Se pararem por um mês, talvez possam parar de vez. Você tem que começar em algum lugar.”

A Semana Santa, que começa com o Domingo de Ramos e termina com o Domingo de Páscoa, começa em 10 de abril no calendário gregoriano observado entre as igrejas ocidentais.

Nas igrejas ortodoxas orientais, que são majoritárias na Rússia e na Ucrânia e seguem o calendário juliano, a Semana Santa começa em 10 de abril.

Pedidos de orações

A última vez que o pastor Franklin Graham esteve pessoalmente com Vladimir Putin foi em 2015. Na ocasião, ele elogiou o presidente russo principalmente por sua promoção dos “valores familiares tradicionais”. Graham recebeu críticas de todos os lados ao pedir que as pessoas orassem por Putin pouco antes da guerra. Porém, o pastor disse que não apoia a guerra e concorda que os EUA e o Ocidente devem sancionar a Rússia.

O primeiro hospital de campanha da Samaritan's Purse está em uma garagem subterrânea na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia. Desde então, expandiu seu trabalho para incluir três clínicas médicas – duas em Lviv, uma na estação de trem e outra na rodoviária, e uma terceira em Chernivtsi, no sudoeste da Ucrânia.

Graham disse que deverá tornar o local do segundo hospital de campanha público assim que ele estiver funcionando.

Ajuda a ucranianos

Segundo o pastor, a maioria das pessoas que procuram atendimento médico no hospital de Lviv são ucranianos que fogem de suas casas e precisam de medicamentos e tratamento para doenças comuns.

Já o novo hospital poderá ajudar soldados e outros feridos em batalhas.

Estrutura

“Temos médicos ortopedistas, cirurgiões gerais e todos os suprimentos, então queremos estar mais perto de onde estão os feridos”, disse Graham.

Questionado se ele se preocupava com a segurança de sua equipe, ele disse: “Você está sempre preocupado, mas isso não vai nos impedir de fazer o que precisamos fazer”.

Cerca de 160 funcionários e voluntários da Samaritan's Purse estão na Ucrânia agora, de acordo com Graham. Ele disse que a organização também distribuiu cerca de 90 toneladas de alimentos. A Samaritan's Purse não fez parceria com nenhuma outra organização de ajuda, embora tenha conhecimento de um hospital de campanha israelense, também em Lviv.

A Samaritan's Purse também está financiando os esforços de resgate e socorro de igrejas batistas e pentecostais locais com US$ 16 milhões em doações. Graham disse que pode dobrar se a necessidade continuar.

Ele disse que planeja voltar à Ucrânia durante a Semana Santa para mostrar solidariedade aos cristãos de lá e encorajá-los.

Questionado se viu algum sinal de que Putin estava planejando reduzir sua ofensiva militar em Kiev, a capital, conforme relatado, ele disse que não sabia.

“Independentemente de ele diminuir ou intensificar, estamos lá para ajudar as pessoas. A Bolsa do Samaritano pode estar lá há vários anos. A necessidade é enorme.”

Fonte: Guiame com informações de Religion News

Nenhum comentário

Postar um comentário