Pastor iraniano Youcef Nadarkhani é libertado temporariamente

Nenhum comentário
Pastor iraniano Youcef Nadarkhani é libertado temporariamente

O pastor iraniano Yousef Nadarkhani, convertido do islamismo ao cristianismo e que cumpre uma sentença de seis anos por suas atividades cristãs, recebeu uma licença temporária para deixar a prisão de Evin durante cinco dias.

Nardakhani já está em casa com a família, disse o grupo britânico Christian Solidarity Worldwide, que divulgou que o pastor foi liberto da prisão onde muitos cristãos e opositores políticos do regime iraniano são mantidos.

A CSW disse ainda que não ficou claro o motivo que levou Nadarkhani a ser libertado, já que ele é mantido preso por ter liderado uma igreja doméstica no país islâmico.

“Pedimos às autoridades iranianas que dêem um passo adiante e libertem este homem inocente, para que ele possa desfrutar de sua liberdade sem medo de assédio ou prisão”, disse o fundador e presidente da CSW, Mervyn Thomas. “Também continuamos a pedir a libertação imediata e incondicional de todos os detidos por causa de sua religião ou crença ou em relação à defesa dos direitos humanos.”

O pastor é da denominação Igreja do Irã e ficou mundialmente conhecido por ter sido absolvido em 2012 de uma acusação de apostasia, depois de ter sido condenado à morte por enforcamento. Ele chegou a ser preso e liberado várias vezes.

No entanto, o pastor voltou a ser preso em 2016, junto com outros três membros da Igreja do Irã, durante uma série de batidas de agentes secretos iranianos em casas cristãs em Rasht.

Todos os outros foram liberados sob fiança em 2017, mas voltaram a ser presos em uma nova série de ataques a liberdade religiosa em 2018.

Fonte: Gospel prime com informações de CSW

Nenhum comentário

Postar um comentário