John Piper ensina como combater o espírito crítico: “Encha seu coração e boca de louvor”

Nenhum comentário
John Piper ensina como combater o espírito crítico: “Encha seu coração e boca de louvor”

O autor e teólogo John Piper ensinou como combater o nosso espírito crítico em relação às outras pessoas, durante um episódio do podcast Desiring God. O pastor respondeu a dúvida de um ouvinte, que perguntou: “Quando altas expectativas se transformam em julgamento pecaminoso? E como posso lutar contra essa tendência dentro de mim de me concentrar nas falhas dos outros?”.

Lembrando que o ser humano tem a tendência de ser crítico, Piper citou sete maneiras de lutar contra um espírito crítico, baseado na Bíblia e em sua experiência pessoal. O primeiro passo é reconhecer as próprias falhas, relembrando de Mateus 7, onde Jesus advertiu seus seguidores a não serem hipócritas ao julgar os outros.

O segundo passo é lembrar de onde fomos resgatados, o terceiro é ser grato e o quarto é "meditar sobre o que é o amor e como o amor é essencial para o cristão". “Eu acho que a maioria de nós deveria memorizar todo 1 Coríntios 13. Esse capítulo tem apenas 13 versículos. É o capítulo mais importante da Bíblia sobre o amor”, ressaltou Piper.

A quinta forma de combater o espírito crítico, segundo o pastor, é se questionar qual o benefício de ser constantemente crítico. “Jesus disse que essa é uma boa pergunta a se fazer quando se trata de muitos pecados: O que eles estão fazendo de bom? Como você está ajudando alguém com essa inclinação em particular?”.

O sexto conselho de John Piper é cultivar uma visão da vida mais abrangente. Por fim, o pastor ensinou a ter uma vida de louvor a fim de “encher sua mente, seu coração e sua boca de louvor”. 

“O remédio para não ser um deslocado rabugento e hipercrítico é ser cheio de louvor. Portanto, fixe seus olhos em Deus e nas maravilhas de sua criação e redenção, e encha-se de louvor”, concluiu.

De acordo com o site de apologética cristã Got Questions, a condição do nosso coração é essencial para superar o espírito crítico.

“Palavras críticas brotam de um coração crítico. E um coração crítico geralmente vem de uma compreensão equivocada da graça de Deus, devido ao orgulho ou à simples falta de conhecimento sobre o caráter de Deus e o significado da salvação”, observou o site.

“Somente quando compreendermos nossa depravação à parte de Deus e a profundidade de sua graça, seremos capazes de conceder graça a outros. Quanto melhor compreendermos a graça de Deus, mais graciosos seremos com os outros”.

Fonte: Guiame

Nenhum comentário

Postar um comentário